segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial 2009 - Amazônia


Belém vai sediar a 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), que será realizada entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, em vários locais da capital do Pará. O Ministério da Cultura, por meio de suas Secretarias e instituições vinculadas, participará deste evento de âmbito internacional com uma diversificada programação de atividades.

Estarão presentes, dentre os representantes e dirigentes do MinC, o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberti; e os secretários Célio Turino e Américo Cordula, respectivamente titulares das Secretarias de Programas e Projetos Culturais (SPPC) e da Identidade e da Diversidade Cultural (SID). Além da cerimônia de abertura do Fórum, comparecem a seminários, debates, lançamentos, mostras, exposições e outras iniciativas relacionadas à area cultural.

Diversidade Cultural - No dia 30, das 8h30 às 11h30, na Universidade Federal do Pará (UFPA), a SID/MinC promoverá, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma mesa de diálogo com o tema Loucos pela Diversidade: da militância política à política cultural, Movimento da Luta Antimanicomial. Durante o encontro, será abordada a importância de intervir na cultura para mudar o aspecto segregador em relação a pessoas em sofrimento psíquico, sem deixar de reconhecer o papel do Estado na formulação e construção de políticas públicas. Na ocasião, também haverá o lançamento do livro Loucos pela Diversidade, da diversidade da loucura à identidade da cultura e a distribuição de mil exemplares do Relatório da Oficina Loucos pela Diversidade, realizada em agosto de 2007, no Rio de Janeiro.

Cultura Viva - A SPPC/MinC, por sua vez, apoia e participa de uma série de atividades organizadas e desenvolvidas por entidades conveniadas com o Programa Cultura Viva do MinC. Estarão representados diversos Pontos de Cultura e Pontões de Cultura: Convivência e Cultura de Paz do Instituto Polis, de São Paulo; Centro Teatro do Oprimido, do Rio de Janeiro; CDTL, de Pernambuco; dentre outros com projetos junto a crianças e adolescentes em situação de risco social e ações de resgate da cidadania, por meio da cultura.

Etnodoc - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua 2ª Superitendência Regional e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), apresentará os documentários etnográficos sobre o patrimônio imaterial brasileiro premiados no I Etnodoc. As exibições acontecerão durante quatro dias, de 26 a 29 de janeiro, na Igreja Santo Alexandre, do Museu de Arte Sacra (Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha). Após a abertura, haverá uma mesa de debate com a participação dos cineastas Gavin Andrews, diretor do filme O Barco do Mestre, e Sergio Sanz, diretor de São Luis Dorme ao Som dos Tambores, e a mediação da antropóloga Luciana Carvalho, do CNFCP/Iphan. Informações sobre a mostra: (91) 4009-8817. Leia mais.

Fórum Social Mundial

Idealizado como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, promovido anualmente em Davos, na Suíça, o Fórum Social Mundial teve suas três primeiras edições realizadas no Brasil, em Porto Alegre, nos anos de 2001, 2002 e 2003. A partir de 2004, passou a ocorrer a alternância de cidade e a escolhida foi Mumbai, na Índia.

Em nove anos de existência, o FSM não teve muitas alterações em seu formato, mas alguns diferenciais como, por exemplo, na edição de 2006, em que os debates ocorreram, simultaneamente, em duas cidades - Caracas, na Venezuela, e Bamaki, no Mali. E, também, em 2008, quando não houve um Fórum centralizado, mas uma semana de Mobilização Global, que culminou com o Dia da Ação Global, em 26 de janeiro, data na qual representantes de entidades, movimentos e demais participantes fizeram ações, atividades, performances e convergências com temas e formas diferentes nos quatros cantos do planeta.

A escolha de Belém para sediar o FSM 2009 foi uma decisão confirmada pelo Conselho Internacional do Fórum, durante assembléia realizada em maio de 2007, em Berlim, na Alemanha. Estão previstas para esta edição mais de 2.300 atividades, sendo que a maioria dos encontros constantes da programação serão desenvolvidos nos campi das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Informações: www.fsm2009amazonia.org.br.

(Marcos Agotinho, Comunicação Social/MinC)

Comunicação SID/MinC
0XX 21 3316 2129

Nenhum comentário: